Métodos contraceptivos

O Que São Métodos Contraceptivos?
Os métodos contraceptivos são estratégias utilizadas para prevenir a gravidez. Existem diversos tipos e, com orientação médica, é possível escolher o mais adequado para seu perfil e rotina.
Métodos de Barreira
Preservativo masculino (camisinha) e feminino são exemplos de métodos de barreira. Além de evitarem a gravidez, protegem contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Não afetam o ciclo menstrual e não possuem efeitos hormonais adversos.
Métodos Hormonais Combinados
Utilizam estrogênio e progesterona, podendo ser orais, injetáveis, vaginais ou adesivos. São altamente eficazes quando usados corretamente. Além da contracepção, ajudam a regular o ciclo, reduzir o fluxo menstrual e aliviar sintomas da TPM. Porém, é necessário avaliar riscos, como trombofilias, com acompanhamento médico.
Métodos com Progesterona Isolada
Incluem comprimidos, implantes hormonais (como o Implanon), injeções trimestrais e dispositivos intrauterinos hormonais (DIU Mirena ou Kyleena). São indicados para mulheres que não podem ou preferem evitar o estrogênio. A ausência de menstruação pode ocorrer, mas não é garantida.
Outros Métodos Contraceptivos
A tabelinha, diafragma e gel espermicida são opções possíveis, mas apresentam maiores taxas de falha. Por isso, devem ser utilizados com cautela e sempre com orientação médica.
Métodos Definitivos
A laqueadura tubária (nas mulheres) e a vasectomia (nos homens) são procedimentos permanentes. São extremamente eficazes quando há certeza da decisão de não ter filhos no futuro.
Converse com seu Ginecologista
Não existe um método que seja melhor para todos. A escolha deve ser personalizada, levando em consideração a saúde, o estilo de vida e os planos reprodutivos de cada pessoa. Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas. Estamos aqui para ajudar!